segunda-feira, 13 de junho de 2016

É proibido pensar

***

Sentimental
Ponho-me a escrever teu nome
Com letras de macarrão.
No prato, a sopa esfria, cheia de escamas
e debruçados na mesa todos contemplam
esse romântico trabalho.
Desgraçadamente falta uma letra,
uma letra somente
para acabar teu nome!
- Está sonhando?
Olhe que a sopa esfria! Eu estava sonhando...
E há em todas as consciências um cartaz amarelo:
"Neste país é proibido sonhar."


(Carlos Drummond de Andrade)

***


          Certa vez, diante da poesia de Carlos Drummond de Andrade, deparei-me com o seguinte verso: "Neste país é proibido sonhar". Em decorrência desse encontro, refleti sobre as palavras lidas e tracei um paralelo entre elas e a nossa realidade. Por conta disso, percebi que a proibição - que imperava sobre o ato de sonhar -, hoje, recai sobre o exercício de pensar.
          O pensamento e o raciocínio lógico são fatores que diferenciam a espécie humana das demais espécies do reino animal. Entretanto, o homem, por rechaçar o exercício de pensar, evidencia-se cada vez mais animalizado. Em função disso, ele procura grupos que compartilhem da "mesma forma de não pensar". Isso porque, diante de seres pensantes, o ser não pensante perceberia o desabar do castelo - de mentira - arquitetado por ele mesmo. certamente, seria muito doloroso, por exemplo, abandonar a zona de conforto na qual determinado ser teima em residir.
           Por meio dessa economia de recursos cerebrais, o homem sentencia a si mesmo a ter de habitar, por tempo indeterminado, a pior prisão de todas: a prisão mental. Esse encarceramento se evidencia como nocivo, visto que pode transformar o ser humano em um amontoado de células que trabalham por trabalhar, sem utilidade alguma. Subempregando, assim, não raro, uma existência inteira. Tal como os homens do Mito da Caverna, de Platão, os quais se recusavam a abandonar os vales das sombras.
          Portanto, ainda que determinados seres humanos tentem proibir o exercício de pensar, faz-se necessário que o homem lute, diariamente, pelo direito de raciocinar. Além disso, é imprescindível que o ser humano não se esqueça de que, normalmente, as grandes transformações positivas da nossa existência, como as que ocasionam uma vida próspera, por exemplo, nascem de cérebros livres e pensantes.

***

"O que faz as pessoas parecerem tão iguais?
O que fazem as pessoas para serem tão iguais?"

(Olhos iguais aos seus - Engenheiros do Hawaii)




***

Publicado:


Nenhum comentário:

Postar um comentário